domingo, 23 de agosto de 2009

Confirmação

Sabe quando você já sabe certas coisas, mas precisa de confirmação, do tipo: "não disse que isso existe?" ou "sabia que alguém também pensava assim!"? Pois é. Foi o que aconteceu comigo esses dias. Sempre falei certas coisas, só que sem comprovação; aí vem alguém e comprova. Ainda bem que não estou sozinha no barco, então!

Na postagem anterior, eu disse que tudo se ajustaria até sábado. Parece que tem sido assim, mesmo! Que continuem os ajustes! (Falando nisso, amanhã é ajuste de matrícula na UFES! Hehehehe...)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dúvidas

Hoje tenho mais dúvidas que ontem, mas, ao mesmo tempo, mais certezas. Paradoxal, né? É assim mesmo que sinto. Até atrapalhou meu sono dias atrás! Hehehehe... Posso afirmar, no entanto, que esta semana tem sido decisiva para minha organização mental. Até sábado, tudo vai se ajustar, com certeza.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estudando

Para quem não sabe ainda, voltei a estudar na UFES. É praticamente o terceiro curso, pois cursei metade de um que me acrescentou muito e concluí o outro. Esse novo curso que faço está bem interessante, mas, por enquanto, mais por outros motivos do que pelo conteúdo das matérias em si. Ainda não tive um contato direto com matérias fundamentais do curso, mas tenho feito matérias de outras áreas e estou gostando bastante! Ter contato, novamente, com a Sociologia é algo que muito me agrada. Além disso, tenho conhecido muitas pessoas de vários cursos, vários períodos, e isso tem sido muito bom para mim! Fora isso, tenho reencontrado pessoas que, um dia, fizeram parte da minha vida e que, ao olhar para elas, lembro-me de muitos momentos bons e ruins - o que é bom, pois faço uma releitura da minha própria história de vida e, com isso, passo a me entender melhor, a entender o outro, a entender o mundo... Não que eu vá compreender tudo, claro; o fato é que, ao fazer essa avaliação/releitura, tenho conseguido me organizar melhor.

domingo, 16 de agosto de 2009

Horizonte das possibilidades

Hoje estou pensando, pensando... Olhando para o horizonte das possibilidades e tentando ver algo interessante para seguir. Como um navegante, oriento-me pelas estrelas, seja dia, seja noite. Em algum momento, vou conseguir saber, com toda a certeza, para onde ir. Por enquanto, lá vou eu...

"Everybody's got a boat to row, so row, row, row..."

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

En close

Agora mesmo me lembrei de um poema. Há alguns anos, num sarau entre o IC-II e o IC-III, com vários livros ao nosso dispor, peguei o de Leminski, abri e li o seguinte poema:

L'être avant la lettre

La vie en close
C'est une autre chose
C'est lui
C'est moi
C'est ça
C'est la vie des choses
Qui n'ont pas
Un autre choix

(Paulo Leminski)


Algum tempo depois, escrevi esse poema no quadro para meus ex-alunos do Básico 2 de Francês. Na verdade, a disposição das frases, no livro, é diferente da que está aqui - mas, para os ex-alunos, eu escrevi como estava no livro. Espero que tenha tido algum sentido para eles. Para mim, tinha - e ainda tem, claro.

Liberdade

Quando escolhemos um caminho, deixamos de trilhar outros. Se é certo ou errado, não nos cabe julgar. Para alguns, pode ser certo; para outros, errado. Tudo depende do referencial de cada um. Acho que o que interessa, realmente, é se estamos escolhendo por nós mesmos. Quando somos influenciados, podemos agradecer ou xingar quem nos influenciou, mas, como saber o que teria ocorrido se tivéssemos seguido nossa orientação pessoal? Não há como saber... Mesmo influenciados, no fim, a decisão é sempre nossa. Ainda assim, acredito na liberdade, mesmo que utopicamente. Quando escolho seguir um caminho, sem interferência de outras pessoas, sou livre para trilhá-lo, mas estou presa a ele (ao caminho). Sou livre por ter me decidido por algo, mas a liberdade pura e simples, essa é uma quimera. Sempre estarei presa - e, paradoxalmente, livre. Cabe a mim decidir, "livremente", como quero ficar "presa" a algo.

E você? Está decidindo "livremente" sua maneira de estar "preso"?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aedh

Este poema é muito interessante. Tive contato com um trecho há alguns anos, mas só há algum tempo é que li o poema inteiro. Vi uma tradução rodando aí, mas não gostei. Prefiro originais, então, aí vai:

Aedh wishes for the Cloths of Heaven

Had I the heavens' embroidered cloths,
Enwrought with golden and silver light,
The blue and the dim and the dark cloths
Of night and light and the half light,
I would spread the cloths under your feet:
But I, being poor, have only my dreams;
I have spread my dreams under your feet;
Tread softly, because you tread on my dreams.

(William Butler Yeats)

Cá estou!

Pois é. Cá estou. Depois de muito pensar, pensar e pensar, resolvi criar este blog para escrever, escrever e escrever. Quem quiser ler, ler e ler, fique à vontade!

O que escreverei aqui? Pensamentos, raciocínios, impressões, experiências, bobeiras, textos misteriosos, sérios, engraçados... Nada muito definido - nem muito indefinido! Ah, misturarei idiomas, também, para não perder a graça!