sábado, 1 de junho de 2013

Espelho

"Espelho quebrado: sete anos de azar". De tanto ouvir essa frase, manuseamos espelhos com o maior cuidado, pois não queremos ter anos de azar, certo? Será somente uma superstição ou uma forma de sermos cautelosos com objetos valiosos? Será que não é uma forma de valorizarmos nossa vaidade? Quando quebramos um espelho, quebramos nossa imagem, nosso reflexo. Fica tudo espatifado e disforme, sem uma identificação precisa. Fiquei pensando se quebrar um espelho não seria um "bom sinal". Desfazer-me daquela velha imagem de mim mesma, de ver sempre minha imagem refletida da mesma forma, de sempre esperar aquele olhar surpreso e aquele sorriso ao olhar para aquele canto da parede. O espelho não está mais lá, meu outro eu não sorri mais para mim. O que a queda do espelho pode ter a ver com azar? Será que quebrá-lo, de propósito, é que causa a tal má sorte? Talvez não gostar da própria imagem faça com que isso cause um mal-estar tal que pode até ser confundido com azar, afinal, quebrar o próprio reflexo e não aceitar o que se vê pode causar uma "má sorte" danada! Mesmo assim, de propósito ou não, o fato de o espelho estar quebrado pode ser algo bom. Não estar satisfeito com a própria imagem ou estar acostumado demais com ela pode causar um sofrimento e um conformismo que não nos impulsionam a mudar. As mudanças são necessárias e, muitas vezes, impostas. Nada imposto pelo outro é bom, mas eu me refiro a imposições próprias, da vida, do que estamos vivendo, do nosso processo. A imagem no espelho é nossa e sempre será. Ao quebrá-lo, só haverá a lembrança de nós mesmos. Reconstruir essa imagem dentro de si é tarefa árdua e ininterrupta.

O espelho foi quebrado. Minha imagem se foi junto com os cacos, mas meu eu está aqui, indo a todo lugar. Que tipo de imagem estou refletindo no mundo? De quantos espelhos é feita a vida? Quantos olhares me olham e não veem? Quantos reflexos são dissipados com uma mísera pedra lançada no espelho do lago?

Azar? Só se for o de não me reencontrar, mesmo sem o espelho.

Nenhum comentário: