sábado, 12 de dezembro de 2015

Balanço

2015 ainda insiste em ficar, mas faltam poucos dias para que, simbolicamente, ele vá embora. Essa passagem de tempo, marcada por calendários e agendas, que traz uma falsa impressão de renovação, faz com que, muitas vezes, acreditemos nesse "novo começo". Continuamos tendo os mesmos afazeres e preocupações, mas, ao virar a página da agenda e ver um novo número acrescentado ao final, parece que uma mágica ocorre: temos disposição, fazemos planos, esquecemos o que aconteceu de ruim... Esses ritos de passagem são importantes, mas somente quando estamos dispostos a passar por eles. Creio que é um bom momento agora para eu enfrentar tudo isso e acreditar num ano diferente. 2015 foi um tsunami! Saiu arrasando e inundando várias áreas da minha vida, mas também lavou muitas impurezas e levou embora algumas incertezas. Pude me sentir mais firme depois de estar à beira do abismo, em que eu olhei para ele e ele olhou de volta para mim (parafraseando Nietzsche). Por muitas vezes, achei que não aguentaria, mas, depois de ser salva, de várias formas, ainda tremendo e sem acreditar muito bem no que acontecia, pude reavaliar algumas práticas e voltar ao caminho de me tornar o que sou (Nietzsche novamente!).

Foram duras lições aprendidas em 2015, mas termino de enfrentar este ano com esperanças em 2016. Levo comigo o ensinamento de um velho provérbio chinês: "espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier". Que eu consiga, cada vez mais, com base nisso, criar menos expectativa, mas que eu não perca a crença em dias melhores. Renovei meu coração e minha mente, tomei atitudes que considero acertadas e aguardo resultados das minhas ações, bem como vou continuar lutando pelo que acredito. Eu tinha abandonado algumas coisas à beira do caminho, mas resgatei o que precisava ser resgatado, pois, mesmo que não devamos viver de passado (para não ficarmos tristes) e nem de futuro (para não ficarmos ansiosos), a espiral da nossa vida sempre nos remete a um ou outro, e alguns valores e esperanças fazem parte de nós e precisam viajar conosco na bagagem.

O impossível e o improvável estão ao nosso alcance. O que falta, muitas vezes, é oportunidade. Recebo 2016 de coração aberto, com a mente pronta para os novos desafios e com esperança de realizar o inesperado.

Nenhum comentário: