quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ubuntu

Ontem discutíamos política. Acho que está todo mundo cheio desse assunto por aqui, mas é realmente um ano preocupante. Normalmente, não fico me posicionando (e nem é isso que vou fazer agora), mas gostaria de repetir o que dizíamos ontem em nossa pequena discussão: é preciso preparar as crianças e os jovens para um pensamento mais crítico e menos alienado. Atualmente, é possível obter informação, conversar, e não só aceitar o que está pronto (ou imposto). É preciso desenvolver a criticidade, estudar história, estar preparado. Tenho medo de mentes que só repetem, mas entendo que há muito mais por trás disso! Mobilização não é só ir para a rua, mas também pequenos movimentos cotidianos que transformam as gerações em pensadoras, não só repetidoras alienadas de falas esvaziadas de conteúdo histórico. Respeito a democracia, mas, algumas vezes, sinto-me numa montanha-russa política. País do "oba-oba"? Chega, gente! Você pode ir embora para o exterior, mas sempre será um brasileiro. Fugir não assegura sua isenção no processo. Não é só pelo país. É por toda uma gama de pessoas que virão depois de você! Muita gente lutou para que chegássemos onde estamos. Você vai simplesmente ignorar isso e viver sua vida? OK. Eu escolho ser mais de um. UBUNTU!

Nenhum comentário: