Trechos de um livro fabuloso!
[...]
C'était le jour.
Dantès resta immobile et muet devant ce grand spectacle, comme s'il le voyait pour la première fois; en effet, depuis le temps qu'il était au château d'If, il l'avait oublié. Il se retourna vers la forteresse, interrogeant à la fois d'un long regard circulaire la terre et la mer.
Le sombre bâtiment sortait au sein des vagues avec cette imposante majesté des choses immobiles, qui semblent à la fois surveiller et commander.
[...]
"[...] je n'ai plus ni force, ni idée, ni résolution. O mon Dieu! Mon Dieu! Voyez si j'ai assez souffert, et si vous pouvez faire pour moi plus que je ne puis faire moi-même."
[...]
"Maintenant, je suis sauvé", murmura-t-il. Et cette conviction lui rendit ses forces.
[...]
Ainsi Dantès, qui, il y a trois mois, n'aspirait qu'à la liberté, n'avait déjà plus assez de liberté et aspirait à la richesse;
[...]
Cette fois, il tomba à genoux, comprimant de ses deux mains convulsives son coeur bondissant, et murmurant une prière intelligible pour Dieu seul.
Bientôt, il se sentit plus calme et partant plus heureux, car de cette heure seulement il commençait à croire à sa félicité.
[...]
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
Cora Coralina
Ontem, no 10º CantarES (depois escrevo mais sobre o evento), o grupo "Arte Sem Limite", antes de cantar uma música, recitou um poema muito interessante. Resolvi publicá-lo!
Aninha e suas pedras
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.
Cora Coralina (Outubro, 1981)
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Imaturidade
Tenho observado comportamentos de certas pessoas, mas não de uma forma investigativa criteriosa. São só observações e análises "simples" que qualquer pessoa, com um mínimo de coerência, tem condições de fazer e chegar a conclusões similares. Vejo tantas pessoas, com nível universitário (graduadas ou ainda não), comportando-se de forma retrógrada, e o pior: com o mínimo de educação e respeito pelo semelhante. Muitas são injustas, egoístas, agem de má fé, enfim, atributos que não seriam esperados de pessoas com um nível social e intelectual mais elevado. O pior de tudo isso é elas acharem que estão com a razão! Claro, cada um encontra uma razão para si, mas ser injusto e ainda achar justificativa para isso é terrível. Acho que a explicação só pode estar no egoísmo; essas pessoas pensam tanto em si mesmas que qualquer outra pessoa só pode estar errada. Elas são incapazes de pedir desculpas, de reconhecerem seus próprios erros, de reconhecerem virtudes em outros, enfim, são crianças grandes, que estão longe da maturidade. Normalmente, a vida é cruel com essas pessoas mais tarde, num momento em que ela achar mais adequado para discipliná-las. May God have mercy on them when the time comes...
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Des amours mortes
Em homenagem aos "amours mortes" de todos nós, aí vai mais uma letra de música:
Eu Sei
Papas da Língua
Composição: Serginho Moah e Fernando Pezão
Papas da Língua
Composição: Serginho Moah e Fernando Pezão
Eu sei, tudo pode acontecer
Eu sei, nosso amor não vai morrer
Vou pedir aos céus você aqui comigo
Vou jogar no mar flores pra te encontrar
Não sei por que você disse adeus
Guardei o beijo que você me deu
Vou pedir aos céus você aqui comigo
Vou jogar no mar flores pra te encontrar
You say goodbye and I say hello...
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Palavras
Em homenagem ao meu blog, aí vai a letra de uma música:
Palavras Ao Vento
Cássia Eller
Composição: Marisa Monte / Moraes Moreira
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina, paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina, paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras, momento
Palavras, palavras
Palavras, palavras
Palavras ao vento...
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Irmãos
Minha irmã está na África. Na verdade, hoje ela retorna ao Brasil. Tenho certeza de que o tempo dela lá foi muito produtivo, em muitos aspectos. Espero que ela não se importe de eu colocar uma foto dela aqui!
Irmãos são engraçados... Em alguns momentos, você não só se sente diferente deles como quer ser diferente deles. Algo, no entanto, talvez mais forte do que isso, não deixa você ver outra coisa que não seja a semelhança. Quando você se dá conta, já está pensando mil coisas: que se parece com o irmão, que tem gostos parecidos, que pensa ou sente igual em determinado momento; enfim, vê algo de você nele, seja físico, seja mental... É uma estranha sensação de semelhança e afinidade. Poderia ser assim com toda a humanidade, mas quando chegaremos a tal nível? Aliás, chegaremos a tal nível?
Minha irmã, estou com saudade de você!
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Indignação
Há muito tempo tenho estado indignada com certas coisas que ouço. Como as pessoas podem pensar dessa forma, com tanta informação e estudos por aí? Antropologia, Sociologia, Psicologia e outras ciências, preocupadas com o ser humano, fazem pesquisas, provam tantas coisas com seus estudos e, ainda assim, muita gente parece não conseguir apreender o que está aí, para todo mundo ver! Como pode uma coisa dessas? Eu já disse (não aqui) e repito: se eu também não partir para a violência (o que não é lá muito meu perfil), eu processo!
Estou na casa do Flávio, num ensaio informal. Enquanto o instrumental se organiza, eu desabafo! Hehehehe...
Estou na casa do Flávio, num ensaio informal. Enquanto o instrumental se organiza, eu desabafo! Hehehehe...
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Sound of silence
Esses dias tenho tentado ficar em silêncio para melhorar minha garganta. Parece que tem sido bom, realmente. Além disso, descobre-se muita coisa no silêncio: ouvir o som do próprio silêncio, que nem sempre é assim silencioso deep inside, faz muito bem. Não falar é um treinamento e tanto, pois aprende-se muito com o não-dizer. Estou gostando, por vários motivos. Espero aperfeiçoar - num sentido bem amplo.
domingo, 23 de agosto de 2009
Confirmação
Sabe quando você já sabe certas coisas, mas precisa de confirmação, do tipo: "não disse que isso existe?" ou "sabia que alguém também pensava assim!"? Pois é. Foi o que aconteceu comigo esses dias. Sempre falei certas coisas, só que sem comprovação; aí vem alguém e comprova. Ainda bem que não estou sozinha no barco, então!
Na postagem anterior, eu disse que tudo se ajustaria até sábado. Parece que tem sido assim, mesmo! Que continuem os ajustes! (Falando nisso, amanhã é ajuste de matrícula na UFES! Hehehehe...)
Na postagem anterior, eu disse que tudo se ajustaria até sábado. Parece que tem sido assim, mesmo! Que continuem os ajustes! (Falando nisso, amanhã é ajuste de matrícula na UFES! Hehehehe...)
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Dúvidas
Hoje tenho mais dúvidas que ontem, mas, ao mesmo tempo, mais certezas. Paradoxal, né? É assim mesmo que sinto. Até atrapalhou meu sono dias atrás! Hehehehe... Posso afirmar, no entanto, que esta semana tem sido decisiva para minha organização mental. Até sábado, tudo vai se ajustar, com certeza.
Assinar:
Postagens (Atom)

