Estou aqui pensando em nós. Eu e você. Você e
eu. Eu, aqui; você, aí. Cada um no seu lugar, cada um no seu quadrado,
que é essa tela de computador. Dividimos pensamentos, partilhamos
sentimentos. Estamos "linkados", mas a que preço? A distância continua.
Eu continuo aqui, você continua aí. Será que no face a face, e não no
facebook, seria diferente? Diríamos as mesmas coisas? Expressaríamos
nossas opiniões da mesma forma? Ao menos
eu estaria falando só com você, e não com várias janelas que pulam na
tela, ou mil atualizações do feed de notícias (além das páginas sendo
pesquisadas na internet, um possível MSN aberto, GTalk, Skype...).
Olharíamos nos olhos, sentiríamos nossa pele, ouviríamos nossas vozes,
apreciaríamos nossas risadas, enxugaríamos nossas lágrimas... Tudo isso é
muito singular. É único. E só é partilhado ao vivo. O virtual é apenas
um recurso para amenizar a impossibilidade do encontro, mas digam-me:
por que a maioria dos amigos que temos são exatamente aqueles que moram
perto de nós?
Continuo aqui pensando em nós: em mim, em você e
em todos nós (e em todos os nós). Eu poderia estar aí; você poderia
estar aqui. Por que estamos todos online se poderíamos estar lá fora,
aproveitando cada segundo de nossa efêmera, tênue e doce vida? Se eu
sair do virtual, deixo de existir para você? Se você sair, deixará de
existir para mim? A pergunta fica, e a possibilidade do encontro,
também.
terça-feira, 9 de abril de 2013
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Quatro
As pessoas dizem que há diferenças entre amor e paixão. Fiquei pensando nisso esses dias. A definição usual diz que paixões são arrebatadoras, deixam você em estado de êxtase e duram pouco tempo, enquanto o amor é mais suave, sereno e dura mais tempo. Não sei se é assim. Se é assim, quando digo que tenho três paixões "básicas", elas não poderiam ser classificadas como paixões, pois me deixam bem, são suaves, serenas e duram há muito tempo. Em contrapartida, são arrebatadoras e me tiram do chão. Não estou falando de pessoas. São três coisas que amo (ou sou apaixonada?) e que me fazem sentir das duas maneiras. Há uma quarta. Não que eu a esqueci, mas é que ela é tão parte de mim que eu nem a considero separadamente. É como estar envolvida completamente com ela. Essas quatro coisas chegaram à minha vida uma a uma, mas quase ao mesmo tempo. Foi uma época de descoberta e as quatro se entrelaçaram. Queria misturá-las e fazer minha vida com base nelas. Já pensei que isso não seria possível, que elas eram incompatíveis, mas acho que ainda há uma esperança...
Uma me enleva; a outra me fascina; a terceira me empolga; a quarta me completa. Êxtase; contemplação; comunicação; expressão.
Uma me enleva; a outra me fascina; a terceira me empolga; a quarta me completa. Êxtase; contemplação; comunicação; expressão.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Interiores
Lutas diárias. Lutas interiores. É difícil lidar com situações parecidas todos os dias, mas pior ainda é lutar com algumas coisas que insistem em permanecer dentro de nós. Fico aí, falando da minha mudança para todos, mas, às vezes, voltam alguns pensamentos. Volta essa ansiedade. Nessa hora, eu penso, "mas sou humana. É normal voltar atrás". Sim, é normal, até porque ficar controlando muito só piora. É preciso buscar um equilíbrio entre vigiar meus comportamentos repetitivos e deixar-me levar pela mudança que vem se manifestando. Quando penso muito nisso, aí vejo que é pior, que as coisas desandam, que acabo tendo "recaídas" e o fluxo fica preso. Eu sei o que acontece e sei como resolver, mas, às vezes, parece mais cômodo que eu me comporte da maneira antiga. É mais fácil, né? É o modo padrão, já conhecido; mas não! Se estou buscando as mudanças, se me propus a isso, se já vejo acontecer, então tenho que continuar. Não há como voltar atrás. Não quero voltar atrás. Já dei vários passos numa nova direção. Gosto do novo jeito e não quero voltar a me comportar como antes. Preciso prosseguir. O caminho mais fácil nem sempre é tão fácil assim. O caminho que parece mais difícil, talvez, lá na frente, traga resultados satisfatórios - mas ficar prevendo o futuro também não faz parte dessa caminhada. O que importa, nesse momento, é o fluxo, é o deixar-se levar, é o destravar, é o esvaziar, é o transbordar, é a liberdade, é a libertação. Nada de voltar atrás. O rio corre para frente. Chega de nadar contra.
Levem-me, águas tranquilas, e ensinem-me a ser mais leve, a ponto de flutuar...
Levem-me, águas tranquilas, e ensinem-me a ser mais leve, a ponto de flutuar...
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Éramos
We Were Lovers
Jean-Jacques Burnel
Harsh words were said
And lies were told instead
I didn’t ever mean to make you cry
But love can make us weak and make us strong
And before too very long
I was totally in love with you
I bathed in you
Lost in you
Captivated by you
Amazed by you
Dazed by you
Nothing can go wrong
Nothing can go wrong
And lies were told instead
I didn’t ever mean to make you cry
But love can make us weak and make us strong
And before too very long
I was totally in love with you
I bathed in you
Lost in you
Captivated by you
Amazed by you
Dazed by you
Nothing can go wrong
Nothing can go wrong
So tonight I’ll sing a song to all my friends
Also to those we won’t be seeing again
To those I knew and those I still adore
And I want to see once more
I just pray that you will love me and trust me
Laugh with me and cry with me
Spend those silent times with me
Love me evermore
Love me evermore
You and I were lovers
Our dreams were not soured by life
And then my friends' betrayal
Meant you never would be my wife
Harsh words were said
And lies were told instead
I didn’t ever mean to make you cry
But love can make us weak and make us strong
And before too very long
I was totally in love with you
I bathed in you
Lost in you
Captivated by you
Amazed by you
Dazed by you
Nothing can go wrong
Nothing can go wrong...
Also to those we won’t be seeing again
To those I knew and those I still adore
And I want to see once more
I just pray that you will love me and trust me
Laugh with me and cry with me
Spend those silent times with me
Love me evermore
Love me evermore
You and I were lovers
Our dreams were not soured by life
And then my friends' betrayal
Meant you never would be my wife
Harsh words were said
And lies were told instead
I didn’t ever mean to make you cry
But love can make us weak and make us strong
And before too very long
I was totally in love with you
I bathed in you
Lost in you
Captivated by you
Amazed by you
Dazed by you
Nothing can go wrong
Nothing can go wrong...
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Aquela paz
Lembra quando éramos só nós dois? Não discutíamos. Curtíamos cada momento, mesmo que ficássemos calados. Só de estar perto já era o suficiente. Havia paz. Um dia, tudo acabou, mas não foi de repente. Depois de toda aquela paz, houve vários tsunamis. Inundaram nossas vidas com desespero, desesperança e inquietude. Foram momentos turbulentos, que eu pensei que nunca passariam. Hoje posso afirmar que a quietude voltou, que os tsunamis acabaram, que os vulcões pararam de explodir, só que nós também nos perdemos. Em meio às ondas, cada um foi levado para um local, e talvez tenhamos pensado um no outro, imaginando o que teria acontecido. Essa fantasia, alimentada pelos longos anos, foi desfeita no momento em que nos encontramos novamente. Foi preciso um longo e árduo caminho para eu perceber que você era somente uma doce lembrança de dias maravilhosos, e que trouxeram um engrandecimento à minha vida. Eu me tornei mais pacífica, mais reflexiva, mais sensível às sutilezas, mais flexível, mais paciente. Na época dos tsunamis, perdi parte dessas lições aprendidas com você, mas, agora que aquele período passou, eu quero voltar a experimentar aquela paz que você me ajudou a descobrir. Agora sei que posso. Estou livre de algumas situações e de algumas pessoas que me impediam de ser aquela que você ajudou a construir. Agradeço por você ter surgido em minha vida e por não ter me abandonado (ainda que mentalmente), mesmo quando eu tentava esquecer você. Eu tentei arduamente, mas foi em vão. Tive que conhecer outras pessoas para, ao menos, tentar. Hoje eu sei que esquecer o que você representou para mim é impossível. Eu não queria amar você, mesmo estando com outras pessoas, e me esforcei muito. Vejo, agora, que não era necessário ter feito tanto esforço. Só me fez sofrer mais, pois o sentimento, enfim, passou, mas sua lembrança ficou e, com ela, tudo de bom que ela representa. Já não nos amamos mais, no sentido romântico do termo, mas as lições aprendidas, isso não posso (e não vou mais tentar) esquecer. Eu tentei apagar tudo, quando, na verdade, era só deixar transbordar o que eu sentia para chegar ao ponto a que cheguei hoje: de só restar o que era bom. Talvez você nunca leia isto aqui, mas, de alguma forma, eu sei que você sabe. Obrigada por, mesmo de longe, transmitir a paz de que necessito para lembrar-me de quem gosto de ser.
domingo, 13 de janeiro de 2013
Uns dias...
Uns Dias
(Paralamas do Sucesso)
O expresso do oriente
Rasga a noite, passa rente
E leva tanta gente
Que eu até perdi a conta
Eu nem te contei
Uma novidade quente
Eu nem te contei
Eu nem te contei
Eu 'tive fora uns dias
Numa onda diferente
E provei tantas frutas
Que te deixariam tonta
Numa onda diferente
E provei tantas frutas
Que te deixariam tonta
Eu nem te falei
Da vertigem que se sente
Eu nem te falei
Que eu te procurei
P'ra me confessar
Eu chorava de amor
E não porque sofria
Mas você chegou, já era dia
E não 'tava sozinha
Mas você chegou, já era dia
E não 'tava sozinha
Eu 'tive fora uns dias
Eu te odiei uns dias
Eu quis te matar...
domingo, 2 de dezembro de 2012
Avante
Eu queria que algumas coisas fossem mais fáceis... É tão difícil lidar com algumas situações, mas a gente vai levando e fingindo que aguenta, até chegar a um ponto em que você viu que realmente suportou, mas achou que não conseguiria... Às vezes, quando estamos felizes, estamos tristes, e vice-versa. Parece contraditório, mas sinto-me assim. Não é masoquismo ou algo parecido, mas é que, para que venham algumas coisas, outras precisam ir embora... É estranho, triste, bonito, alegre e sei lá o que mais, esse misterioso vai-e-vem da vida... O melhor disso tudo é que, ao sentir, seja o que for, muita gente consegue fazer poemas, contos, crônicas, escritas e muito mais. Extraímos, de tudo isso, algo que sirva como fonte de inspiração para escrevermos. Sem isso, pessoas assim (como eu e muitos outros) não conseguiriam viver plenamente, pois essas letrinhas aqui aliviam - e muito!
Um novo caminho se abre, diferente e assustador, por ser desconhecido. Atravessemos o portal e enfrentemos o que nos espera com coragem, ousadia, sabedoria e muito jogo de cintura! Avante!
Um novo caminho se abre, diferente e assustador, por ser desconhecido. Atravessemos o portal e enfrentemos o que nos espera com coragem, ousadia, sabedoria e muito jogo de cintura! Avante!
sábado, 1 de dezembro de 2012
Vi-vendo
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para conhecer o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver."
(Amyr Klink, "Mar sem fim")
(Amyr Klink, "Mar sem fim")
sábado, 17 de novembro de 2012
Voar
Esses dias eu conversava com amigos sobre pássaros. Na verdade, um deles começou com esse assunto, dizendo que acha um absurdo que um ser que tenha asas fique preso. Eu sempre disse isso e, claro, concordei com ele. Complementei o assunto, pois tem a ver com meu momento atual, e gostaria de publicar aqui. Eu disse a ele que deveríamos ser como os pássaros que, ao ficarem livres, saem voando e cantando, sem olharem para trás, sem voltarem para se vingarem de quem os prendeu. Seria muito melhor se aprendêssemos essas lições com alguns animais, tão pequenos em tamanho, mas grandiosos em exemplos. Muitas vezes, ficamos presos a situações, ou presos efetivamente, e, em vez de sairmos cantando e voando de dentro da gaiola, arquitetamos planos, vinganças, novas tramoias (no caso dos presos de verdade). Seria tão bom se fôssemos leves e soltos como os pássaros! Só consegui ver isso poucas vezes e lembro-me do filme em que o Nelson Mandela consegue agir assim, como um pássaro. Louvável! Estou tentando, estou no meu caminho, na minha peregrinação, e muitas coisas já mudaram. Estou livre de muitos pesos, de muitas pessoas, de muitas situações! Sou grata por isso. Agora consigo abrir minhas asas e não olhar para trás! Para quê, afinal? Para visualizar uma gaiola suja, apertada, escura e aterrorizante? Não. Olho para cima e vejo um céu azul lindo! À noite, vejo estrelas! Vou voando para tentar alcançá-las! Quer algo melhor que isso? Antes eu olhava pela fresta e não tinha esperanças de chegar até elas! Agora, não sei se chego, mas continuo voando e voando... ;)
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Ânsia
Fico ansiosa, muitas vezes. Já fiquei ansiosa esperando por coisas fantasiosas, mas, atualmente, espero por coisas certas! Neste caso, é preciso ter calma, paciência... Just wait! Digamos que agora é uma "ansiedade boa", se é que existe classificação para isso. Agora eu fico ansiosa, mas sorrindo! Não é aquela ansiedade desesperada, aguardando uma coisa impossível, improvável ou incerta! É uma ansiedade legal, que me impulsiona a planejar, que me faz esquecer coisas ruins ao pensar nas novas coisas que me esperam! Wait for me! I'll be there in a minute!
Assinar:
Postagens (Atom)

