quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Liberdade

Quando escolhemos um caminho, deixamos de trilhar outros. Se é certo ou errado, não nos cabe julgar. Para alguns, pode ser certo; para outros, errado. Tudo depende do referencial de cada um. Acho que o que interessa, realmente, é se estamos escolhendo por nós mesmos. Quando somos influenciados, podemos agradecer ou xingar quem nos influenciou, mas, como saber o que teria ocorrido se tivéssemos seguido nossa orientação pessoal? Não há como saber... Mesmo influenciados, no fim, a decisão é sempre nossa. Ainda assim, acredito na liberdade, mesmo que utopicamente. Quando escolho seguir um caminho, sem interferência de outras pessoas, sou livre para trilhá-lo, mas estou presa a ele (ao caminho). Sou livre por ter me decidido por algo, mas a liberdade pura e simples, essa é uma quimera. Sempre estarei presa - e, paradoxalmente, livre. Cabe a mim decidir, "livremente", como quero ficar "presa" a algo.

E você? Está decidindo "livremente" sua maneira de estar "preso"?

Um comentário:

Simei disse...

Eu concordo 100% com isso, mon coeur.. você sabe ;)
Beijos.